São João Batista marcará presença nas festividades alusivas aos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina

As celebrações alusivas aos “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina – 1875/2025” terão a participação de São João Batista. Nesta quarta-feira (04/06), em Florianópolis, o Município marcará presença no Ato Parlamentar Solene que a Assembleia Legislativa do Estado promoverá em referência à data.

Já na quinta-feira (05/06), o Município deverá receber uma homenagem durante o lançamento do livro “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina – 1875/2025”, que acontece na Unifebe, em Brusque. E, no dia 14 de junho, uma delegação da cidade abrirá o desfile cênico em alusão à data que será realizado em Blumenau.

Conforme destacado pela organização dos festejos, São João Batista, por ter sido o local aonde, em 1836, foi instalada a primeira colônia italiana no Brasil (a Colônia Nova Itália), possui grande importância na história da imigração. Este movimento pioneiro, resultante de um empreendimento privado, teria influências, mais tarde, a partir de 1875, para a chegada de novas levas de imigrantes, agora como uma política estatal.

Nesta época, parte das terras que hoje compõem o território de São João Batista integravam a Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro, que ia desde a serra catarinense até o Vale do Itajaí, e passaram a receber uma parcela das famílias italianas que cruzavam o Oceano Atlântico em busca de melhores condições de vida.

Estes movimentos, que se mesclaram a outros no povoamento de São João Batista, com destaque para o da chegada de imigrantes com ascendência portuguesa entre os séculos XVIII e XIX, contribuíram significativamente para a criação do Município.

Os festejos alusivos aos ‘150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina – 1875/2025’ têm como objetivo colocar em evidência o legado deixado pelos imigrantes em todo o Estado. Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos em instagram.com/150anni.grandeimmigrazione.sc.