Colônia Nova Itália é homenageada durante festejos dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina

Berço da imigração italiana no Brasil, a Colônia Nova Itália, localizada em São João Batista, foi homenageada durante as celebrações dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina. A primeira colônia italiana instalada no país, em 1836, foi destaque na solenidade realizada nesta quarta-feira (04/06), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), sendo o Município condecorado com uma placa.

A importância histórica da localidade também foi salientada no lançamento do livro “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina – 1875/2025”, realizado na Unifebe, em Brusque, nesta quinta-feira (05/06). A obra contou com a participação do historiador Malcon Gustavo Tonini, que reside na cidade.

Ambos os eventos tiveram a participação de representantes da administração municipal de São João Batista e da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib).

Ainda como parte das comemorações, uma delegação do município abrirá o desfile cênico que será realizado no dia 14 de junho em Blumenau. A programação tem como objetivo valorizar o legado cultural, econômico e social deixado pelos imigrantes italianos no estado.

Mais informações podem ser acessadas pelo perfil oficial: instagram.com/150anni.grandeimmigrazione.sc.